googlefc.controlledMessagingFunction

Decoração e Diferença entre Varandas, Sacadas e Terraços!!! Inspirações Modernas!

Você sabe qual a diferença entre varanda, sacada e terraço? Lindas inspirações!!!


Aqui no sul do país, sempre ouvi falar nesses três termos e por isso aprendi ver a diferença! Mesmo assim ficava meio em dúvida quando pesquisava sobre o assunto, e vi que realmente em muitos sites, blogs e até mesmo em cursos de decoração é comum vermos a generalização do termo varanda para esses três tipos de ambientes!! Mas vamos as diferenças...


Conforme consta no dicionário...

- Varanda: Terraço com coberta que fica na frente das casas. Gradeamento de sacadas ou de janelas abertas ao nível do pavimento. Balcão corrido ao longo de um edifício ou de parte dele.


- Sacada: Balcão de janela ou porta , que ressalta do alinhamento da parede.


- Terraço: Pavimento descoberto no alto, ao nível do pavimento de uma casa, plataforma. Cobertura plana de um edifício, feita de pedra ou de argamassa, eirado.


Vamos nos inspirar nas belíssimas decorações!!!

Varandas Modernas


Costumam ser ambientes espaçosos, presentes em casas e destinadas ao conforto, relaxamento, descontração e socialização! Também para reunir os amigos em uma festinha, onde tenha a área gourmet, churrasqueira, forno e cozinha! Quando possuem guarda corpo, geralmente são de madeira escura ou branca! Como costumam ser abertas, o ideal é decorá-las com móveis de vime, bambu e materiais sintéticos, que são mais resistentes à chuva e ao vento. Os pisos cerâmicos e porcelanatos são os mais indicados, pois são mais resistentes a chuva e fáceis de limpar! Ótima opção são os jardins, cores que combinam com a casa e iluminação clara com pontos de luz coloridas nas plantas, com fachos de luz para cima! Objetos decorativos como almofadas, quadros decorativos e arandelas são bem-vindos, trazendo mais conforto e sofisticação!!


Sacadas Modernas


Costumam ser ambientes pequenos, presentes em casas e apartamentos, geralmente localizados na sala ou no quarto. Podem ter o guarda corpo com grades de ferro, inox, vidro ou madeira,  e podem ficar abertas ou fechadas com vidro!! Os móveis, pisos, cores e iluminação podem ser iguais os usados nas varandas! Nesse espaço uma ótima opção é manter um jardim ou uma horta, pode fazer uma horta com temperos que mais utiliza e assim além de enfeitar, sempre terá temperos frescos! Se não houver muito espaço, você pode optar por um jardim vertical, distribuindo pequenos vasos pela parede!! Ainda é possível optar por plantas de grande porte em grandes vasos, que dão um ar sofisticado para esse espaço! Muito importante é não carregar demais com móveis e plantas para deixar o espaço livre para circulação das pessoas e também para não poluir a fachada da casa, quando não for com muita altura!! Já em prédios altos não se tem esse problema! 


Terraços Modernos


Cabem as mesmas dicas que nas varandas, porém aqui não tem telhado!! Geralmente os terraços são encontrados em apartamentos de luxo e em mansões, mais difícil em casas e apartamentos de classe média! Então o luxo e sofisticação podem dar o toque especial a esse ambiente, que tem a mesma finalidade das varandas, porém podem oferecer ainda mais conforto com as banheiras de hidromassagem tamanho família e até mesmo piscinas!!!


Gostaram?

E o que fazer na minha sacada?
Ela é aberta na frente e dos lados, estreita e comprida. Será na frente da minha sala de jantar!

Penso em colocar um jardim vertical nessa parede ao lado da porta janela, com deck ou sem deck? Ou uma arandela? E nesse mesmo cantinho uma mesinha quadrada de vidro com puffs ou duas poltronas pequenas com uma mesinha! O que acham melhor? Inspiração foto 28 e 29.

No outro canto o espaço da parede é menor, penso em colocar apenas uma arandela e um vaso de planta grande contra a parede e esse vidro da porta janela!

Jáse eu quiser ampliar minha casa futuramente, terei essa possibilidade!! Tanto construindo para cima, colocando quartos, salas, banheiros ou apenas colocando um belo terraço com churrasqueira, piscina e banheira (uau!!! rsrs), da mesma forma no espaço em cima da garagem, que hoje é pergolado com vidro, mas que posso fechar com concreto e fazer um terraço ou outro ambiente!!

Minha fachada dos fundos, a sacada que preciso de dicas, em cima da casa posso fazer o terraço ou outros ambientes e nesse piso inferior onde estão os pilares vou fechar com concreto e vidros e será meu salão de festas, espaço gourmet com outra churrasqueira, forno e cozinha! Também um espaço para academia!! Mas tudo a longo prazo! :D

A fachada de frente e lateral, na frente em cima da garagem posso fazer futuramente um terraço, outro ambiente ou até mesmo uma sacadinha no quarto!! Na lateral, ao lado da lareira, abaixo do quarto, posso fazer também outra sacadinha, pois tem porta janela e não vidro fixo como nesse canto da frente!

Veja mais varandas modernas aqui!

E então, quais imagens vocês mais gostaram?
Comentem a vontade!! E toda dica para minha sacada é super bem-vinda!!!

Assista abaixo meu vídeo onde mostro meus jardins, inspire-se e inscreva-se no canal TV Casa Clean :)




47 comentários

  1. Oieee Grazi que sonho é sua casa!!!! Digno de cinema...Cada detalhe de encher os olhos parabéns por cada conquista! Que Deus continue abençoando vcs. Ameei o blog e já estou te seguindo aqui e no face! Da uma passadinha lá no meu! Bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi não consigo achar o seu blog na minha lista de blog's! =[

      Excluir
    2. Oi Amanda!
      Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado!
      Seja muito bem-vinda!!!
      Também já estou te seguindo...
      As vezes demora um pouquinho para atualizar os novos seguidores, mas confere agora de novo que já deve estar aparecendo!!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Grazi, na minha região a varanda, chamamos de área.... 'Vou fazer uma área nos fundos da casa'... é fazer uma varanda....na minha planta tive que deixar pra trás essa parte, e fazer somente no futuro... mas isso me dói até hj... queria muito construir junto com a casa... :(
    Bjos.. e lindas as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Aqui também, mas dai tanto para sacada quanto para varanda, "vamos sentar lá na área" rsrs
      Mas se Deus quiser logo construirá sua varanda!! Depois da casa pronta já da para investir naquilo que faltou... também quero começar o meu salão e pátio, mas tudo a longo prazo conforme alcança a perna, kkk
      Beijos!

      Excluir
  3. Tudo lindo agente fica até perdida para definir uma decoração não é mesmo?,acho que a minha seria "varanda guormet"
    Parabéns pelo post...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâ!
      Verdade... é muita definição para os vários ambientes da casa!!
      Isso, a sua é varanda gourmet com churrasqueira! Um luxo! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  4. agora que vc mostrou as diferenças, è que vi que nao è a mesma coisa, antes, eu também achava, que varanda, sacada e terraço fossem a mesma coisa.
    um post muito instrutivo esse.

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna!
      Que bom que gostou!!
      É muita informação, e a gente fica bem perdida as vezes, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  5. NOssa adorei esse post, pude tirar várias ideias para a varanda lá no apê!!

    Lindas inspirações!!

    Bjinhos

    Meu Palácio de 64m²

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Que bom!!!
      Mas varanda é somente em casas, para apê é sacada! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  6. Ai meu Deus... com tanta imagem fiquei confusa de qual escolher todas são lindas rs! Curti suas ideias tb! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sessa!
      É muita imagem mesmo, para todo tipo de gosto, estilo e bolso, kkk
      Beijão!

      Excluir
  7. Oi Grazi,
    A 8 é de sonho!
    Nunca tinha parado para pensar na diferença, mas
    quando você falou me pareceu tão claro... e eu usava de forma errada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Perfeita demais a 8!!! Mas tem que acompanhar aquela paisagem divina!
      Que bom que consegui deixar claro, porque tem horas que a gente confunde muito mesmo, na iluminação fiquei quase louca para diferenciar tudo, rsrs
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Grazi, muita informação, muita coisa linda,e muito esclarecedor seu post, eu acho que o que tenho é uma varanda srrs!
    Adorei todas as fotos, sinceramente...
    Qto a sua,acredito que vc ja tenha a ideia de colocar um jardim vertical, que ficará lindo de viver!!
    bj grande flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati!
      Isso, você uma bela de uma varanda na frente de casa!!! rsrs
      Jardim vertical é muito lindinho...
      Beijão!

      Excluir
  9. Oiii


    nossa que casa mais lindaaaaaaa... parece um sonho!!!!
    Adorei o tanto de vidro na fachada.... vai ter luminosidade pra caramba!!!
    Queria muito ter um espaço maior para varanda, mas não vou conseguir...
    Mas quero ver se pelo menos um jardinzinho eu faço hehehehe

    bjinho

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara!
      Obrigada!!
      Acho que vou economizar bastante em energia elétrica, rsrs
      Um jardinzinho fica muito lindo, além da terapia para cuidar e molhar as plantinhas...
      Beijos!

      Excluir
  10. Grazi, quando vc mencionou em fazer um terraço em cima da casa a primeira coisa que me veio a cabeça foi o filme "E se Fosse Verdade", já assistiu? É mto bom, é com a atriz Reese Witherspoon, e no final do filme mostra ela no terraço que o "amado" dela faz para presenteá-la, é mto lindo, eu procurei no google mas só encontrei uma foto deste terraço, é a primeira foto deste site aqui: http://c21fabioasdente.blogspot.com.br/2013/04/confira-como-ter-um-jardim-de-cinema-na.html
    Mas para ter uma visão melhor só olhando o finalzinho o filme mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mô!
      Nossa!! Que jardim maravilhoso e romântico!
      Sua imaginação foi longe hein... rsrs
      Já me imagino aqui ganhando esse jardim do marido!!!
      Beijos!

      Excluir
  11. Como sempre muito útil seu post. Vou tirar ideia até pra sala...rsrsrs....Acredita que na minha casa não tem nem varanda, nem sacada e nem terraço?...rsrs....No quintal quando der$$ vou fazer área de churrasqueira.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Que legal!!!
      Mas essas decorações estão um luxinho mesmo... e cabem muito bem nas salas!
      Sério, você não tem nem varanda, sacada ou terraço? O lado positivo que é uma área a menos para sujar na casa, rsrs
      Mas uma varanda com churrasqueira fica show, ainda mais pelo espaço para festinhas!!
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Grazi! ótimo post!!!! constatei que terei sacada, terraço e varanda na minha casa, jesus!!! mas mobília vou usar somente no terraço e na varanda. A varanda ficou a área goumert, e farei com estilo mais rústico como aparador de madeira, sofas de fibra...não sei quando...hehehehe...mas quero!! No terraço que dá pra uma vista legal e com espaço bemmmm grande não decidi ainda. A peça de sofá que amo deve ser um absurdo $$$$$. Talvez um mesa e cadeiras...
    Na tua saca, acho que a foto 18 tb é uma opção....duas cadeiras de rua com uma mesinha de apoio e teu jardim vertical! algumas luminárias no chão tb dão um charme! só muito importante!!!!! como é o vento ai na tua casa, pq senão leva tudo!!! na minha casa por exemplo em cima de um morro, venta muuuuito!
    beijos amada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazii!
      Tua casa ficará maravilhosa!!!
      E haja áreas externas para limpar, rsrs... brincadeirinha, o que importa é o lazer que vai propiciar!
      Sua varanda ficará um luxinho, amei suas idéias!
      Obrigada por lembrar do vento, tem que ser móveis pesados, se não voa tudo mesmo, rsrs... aqui é alto e venta bastante também!! Essa 18 é super estilosa!!
      Beijão!

      Excluir
  13. Grazi eu amo esses seus posts cheios de fotos, fico babando e até salvo algumas inspirações, sonhar eu posso né kkkk?
    Olha, sou apaixonada por decoração com madeira e muitas plantas, com esses sofás de vime ou bambu, cheios de almofadas, lindos demais!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!
      Que bom saber!! Até estava com medo de post extenso dar efeito negativo, mas como são tantas inspirações diferentes, não tem jeito de eu deixar de postar tudo, rsrs
      Fica muito sofisticado a madeira com plantas, também amo!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Bom dia Grazi, estou construindo uma varanda no andar de cima, e ela será de telhado colonial, porém estou com muitas duvidas quanto a iluminação, eu coloco direto pelo telhado mesmo ou na parede? Tendo em vista que o telhado não terá rebaixamento e nem forro ele ficara exposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su!
      Acho que a melhor opção é no telhado mesmo, nas cumeeiras de madeira, tipo nas imagens 6 e 7!! Que você pode colocar pendentes!
      Beijos!

      Excluir
  15. Gostamos muito dos hambientes...vamos tirar várias idéias pra nossa casa. Mais uma vez, muito bom gosto o seu, Grazi.

    ResponderExcluir
  16. Grazi, realmente são espetaculares, muitas delas poderiam ser complementadas com hortas verticais, veja no link como são lindas. https://www.facebook.com/obrasdehorta

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rinaldo!
      Verdade... para quem gosta de uma hortinha em casa seria ideal!!
      Abraços!

      Excluir
  17. Oi, por favor vê se dá para me ajudar, tenho um área fechada com vidros e portas que dá para a piscina, gostaria de saber que tipo de cortina usar, visto que o sol bate direto e fica muito quente a área, mesmo com as portas abertas. Tudo é de vidro e as portas de correr tbém. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Acho que a cortina de blackout seria a melhor opção, porque ela bloqueia 100% a claridade e assim evita bastante o calor!! Usei nos meus quartos e gostei :)
      Outra opção é a cortina rolô refletiva... dá uma olhada no post que fiz, coloca na pesquisa aqui do blog "tipos de cortinas"!!
      Beijos!

      Excluir
  18. To aqui tomando um chimarrão,imaginando como farei minha varanda e meu lugarzinho de apreciar meu chimarraozinho.entao lembrei do vídeo anterior k vídeo anterior k vc postou.o casal escolheu o lugarzinho do chimarrão.pensei em como será sua sacada com essa vista privilegiada e uma decoração propicia,o chimas vai ficar ate mais gostoso ne amada?
    sou mineira ,mas morei em MT ,fui como missionaria e precisava evangelizar,dái tinha umas rodas de chimarrão,era minha chance,queimei a boca algumas vezes.mas depois apaixonei e nunca mais deixei.hoje nem k seja sozinha não fico sem ele.me chamam por aqui de mineirucha.sempre digo k no MT aprendi tomar chimarrão espiritual.e olha k alcancei meus objetivos.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Que legal, que uma mineira virou mineirucha!! rsrs
      Tem gente que não consegue, mas se procurar no Google vai ver que o chimarrão tem muitos benefícios para saúde, por conter a erva mate! Mas sabe que só tomo em casa quando chega visita ou quando visito alguém! Se eu tomar muitas "cuias" as vezes me irrita o estômago... agora ter um lugarzinho especial na casa para sentar e apreciar o chimarrão é uma delícia mesmo!! :)
      Beijos!

      Excluir
  19. Onde posso adquirir a grade de plantas do modelo 23?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Não sei te dizer exatamente... mas acredito que em lojas do ramo de construção e decoração, também em floriculturas!!
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi grazi, achei a decoração e os móveis do terraço/varanda muito lindos, mas nos dias de chuva, vento e tudo mais....como fica? beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Os que são de vime, podem ficar expostos ao tempo e não estragam!!!
      Por isso são tão caros... mas lindos e funcionais para ambientes ao ar livre!!
      Beijos!

      Excluir
  21. Gostaria de tirar uma dúvida, estou querendo fazer 2 quartos em baixo e um banheiro. E na parte de cima uma lavanderia mas totalmente aberta. Só seria coberto na parte do tanque a das máquinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de ter uma área coberta serve para pendurar as roupas quando chove.

      Excluir
  22. Que tipo de iluminação vc sugere para terraço? Esse terraço é sala de TV e comunica com o mezanino por uma porta de vidro de 3m. Bem iluminado ou pouca iluminação? Pensei em usar poste de jardim para ficar mais claro. Mas não estou certa. Beijo. Adoro seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Obrigada pelo carinho!!!
      Depende da metragem para saber o número de whats necessários para o ambiente. Pode sim usar poste de iluminação, arandelas, luz central...
      Beijos

      Excluir